Tudo junto e misturado


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quem paga impostos no Brasil?


Uma das maiores reclamações dos empresários é que no Brasil se paga muito de impostos.
Quanto paga um empresário de impostos? A meu ver nada, porque no preço final do produto ou serviço, ele embutirá todos os gastos com matérias primas, água, luz funcionários, INSS, demais gastos e impostos, ou seja, o lucro por ele desejado e merecido, ele obterá independente da taxação. Sendo assim, quem pagará os impostos será o consumidor final de seu produto ou serviço, sendo o empresário um arrecadador de impostos para o governo e não um pagador de impostos e se diminuísse a carga tributária, essa diminuição deveria ser repassada para o preço final do produto e não para um aumento do lucro, a menos que ele queira aumentá-lo indevidamente.
Quem verdadeiramente paga mais impostos no Brasil são os trabalhadores, que são tributados em seus salários pelo imposto de renda e depois pagam como consumidor, e esses são os que menos reclamam.
Outro dado interessante é que o empresário que obtém lucro de até 50 milhões de reais, não precisa pagar imposto de renda como pessoa física por já ter recolhido como pessoa jurídica, ele, no meu entender, não paga como pessoa jurídica, uma vez que tudo está embutido no preço final de seu produto ou serviço, e é dispensado de pagar como pessoa física por ter pagado como jurídica, o lucro obtido de sua atividade empresarial não é tributado, diferentemente do funcionário. E mesmo assim são exatamente eles quem mais reclamam.
Contudo não estou com este texto tentando vilanizar o empresariado brasileiro e nem dizer que é fácil ser empresário no Brasil, só tento demonstrar que a choradeira contra a carga tributária feita por eles, não faz tanto sentido assim, pois o empresário só vai pagar imposto do seu próprio bolso, enquanto consumidor e do mesmo jeito que os mais pobres.
Mas algum propósito para tanta reclamação deve haver, pois ninguém reclama por nada, então você pode dar uma espiada aqui e aqui e você vai encontrar boas explicações para que isso se dê.


Escrito por Sandro Stahl

Um comentário:

  1. Olá Sandro! Desculpe a invasão, mas sou micro empresário, e o que mais atrapalha na carga tributária, é justamente a dificuldade de competitividade no mercado.
    Sou a favor de que estritamente tudo venha discriminado o quanto se "recolhe" em impostos para que voce ao adquirir qualquer produto ou servíço, possa saber exatamente o "quanto" está entregando para o "arrecadador". Isso irá fazer com que a população que menos reclama como voce disse, passe a estar mais consciênte do quanto está lhe custando cada produto ou servíço, e pode ter certeza que então írá reclamar...e muito!

    Abraços!

    Robson de Oliveira

    ResponderExcluir

José Serra, os porquinhos e a matemática.

Esses videos mostram como se faz necessário a saída do sapo barbudo analfabeto e ignorante, para a entrada de alguém culto e versado em todos os assuntos.

Arquivo do blog

Contador de visita

Não é novela mas se quiser seguir fique a vontade