Tudo junto e misturado


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

EUA e Irã apóiam gestão brasileira para acordo nuclear

Do blog Tijolaço-Por Brizola Neto



Depois da carga imensa que imprensa e a direita brasileiras fizeram contra o Governo Lula por ter aberto negociações com o Irã, devem estar com cara de tacho agora que isso começa a dar frutos positivos para pôr fim ao impasse criado com o desenvolvimento de usinas nucleares naquele país.

Hoje, ao anunciar que seu país pode suspender a produção de urânio enriquecido se obtiver garantias sólidas de que receberá combustível para suas usinas enriquecido no exterior, o presidente iraniano Mohammed Ahmadinejad fez questão de elogiar a ação diplomática brasileira.

“Temos muitos amigos no mundo interessados em ajudar e colaborar e que, como nós mesmos, não estão de acordo com as tensões e buscam a paz”, afirmou o líder iraniano, “e entre eles estão o povo e o Governo do Brasil, com quem mantemos boas relações. O Brasil foi um dos países que defendeu o Irã”, . O presidente reiterou que o Irã aceitaria a participação e os esforços do Brasil, que para ele “seriam frutíferos”.

Do outro lado, segundo a agência Efe, no UOL, uma delegação de deputados e senadores americanos avaliou, em Madri, como positivas as contribuições que o Brasil pode dar para ajudar a resolver o impasse em torno do programa nuclear do Irã. Um deles, o democrata Eni elogiou expressamente o fato de o Governo brasileiro querer “continuar o processo de negociação” com o Irã.

E os nossos colunistas, sábios como o quê, chamaram aquela aproximação de “desastre diplomático”, que ia nos deixar “malditos” perante o mundo. Se tivessem um mínimo de humildade, publicavam amanhã, duas linhas de autocrítica: “Senhores leitores, eu estava errado quando critiquei a diplomacia brasileira por dialogar com o presidente Ahmadinejad”.

Mas, infelizmente, não tem.


Pinçado de:
http://www.tijolaco.com/?p=9383

Nenhum comentário:

Postar um comentário

José Serra, os porquinhos e a matemática.

Esses videos mostram como se faz necessário a saída do sapo barbudo analfabeto e ignorante, para a entrada de alguém culto e versado em todos os assuntos.

Arquivo do blog

Contador de visita

Não é novela mas se quiser seguir fique a vontade